Estrabismo - Cirurgia e Tratamento

Profissional da Equipe do Hospital das Clínicas - USP

Vila Mariana, São Paulo - Perto da Paulista

Estrabismo

Profissional da Equipe do Hospital das Clínicas - USP

Vila Mariana, São Paulo - Perto da Paulista

  • Particular e Reembolso por Convênio
  • Convênio (Hospital e Anestesistas nas Cirurgias)

Será que tenho estrabismo?

Meus olhos não parecem alinhados

Visão dupla ou embaçada - pode ser indício de estrabismo

Dra. Vivian Tomikawa

Minha jornada tratando o Estrabismo

Com pai e mãe médicos, a escolha da profissão foi natural para mim. Cresci ouvindo conversas sobre a Medicina, o que me influenciou a prestar vestibular na área.

Me graduei na Faculdade de Medicina da USP em 2001 e me especializei em oftalmologia. Durante o curso, como sempre gostei de atender crianças, a oftalmologia infantil e estrabismo foram minhas sub-especialidades para residência.

No caso do estrabismo, fui me aprimorando nas técnicas de tratamento infantil e adulto – os casos não cirúrgicos, que funcionam na maior parte dos casos, e as cirurgias, que envolvem uma expertise técnica muito apurada.

Nesses 18 anos como especialista, tive o privilégio de trabalhar em centros de excelência, como Hospitais Santa Catarina, São Luiz e Maternidade Star – Reder D´Or.

Em minha experiência, destaco o Setor de Estrabismo do Hospital das Clínicas da USP, onde trabalho desde 2008. Por ser um centro de referência no Brasil, atendemos no HC uma grande variedade de pacientes estrábicos, o que inclui a realização de tratamentos e cirurgias de alta complexidade.

Recentemente, para me dedicar com mais exclusividade aos pacientes, montei meu consultório próprio, deixando-o à disposição de você e de sua família.

Qualificações

Quando consultar um especialista em estrabismo?

Todos os pacientes que apresentem ou suspeitem de estrabismo, criança ou adulto, devem procurar a avaliação de um oftalmologista especialista.

Em crianças, o estrabismo não é apenas um problema estético. Sem tratamento, a criança fica com o famoso “olho preguiçoso” (ambliopia), ou seja, o olho com estrabismo não se desenvolve adequadamente e a visão fica prejudicada. Sem tratamento precoce, a ambliopia torna-se irreversível na idade adulta.

Adultos que apresentam estrabismo em geral percebem visão dupla e precisam ser avaliados para identificar a causa e tratamento adequado. A visão dupla pode ser aliviada com o uso de lentes especiais (prismas). O estrabismo pode necessitar de correção cirúrgica, e não há limite de idade para operar.

person's right eye

Como são as consultas e exames?

Crianças pequenas são examinadas com a ajuda de um foco luminoso (lanterna) para avaliar se tem ou não estrabismo. Parece simples, mas somente um especialista com prática consegue afirmar com certeza o diagnóstico nessa faixa etária.

Crianças maiores e adultos realizam o teste ortóptico, que confirma a presença eventual estrabismo, bem como sua intensidade.

Dependendo do tipo de estrabismo, há uma relação com o uso de óculos. Assim, a avaliação de estrabismo frequentemente necessita de um exame oftalmológico completo, incluindo dilatação das pupilas.

Como se cura ou trata o Estrabismo?

1. Diagnóstico e Recomendação

Após o diagnóstico do estrabismo no teste ortóptico, fazemos a indicação do tratamento, que pode ser o uso de óculos, tampão ocular ou até cirurgia.

2A. Óculos ou Tampão Ocular

Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de uma solução não cirúrgica. Um tratamento clínico bem planejado e executado, com uso isolado ou combinado de óculos e tampão, é efetivo na maioria dos casos.

2B. Cirurgia

Nos casos em que o tratamento clínico (passo 2A) não é efetivo, recomenda-se a cirurgia no(s) olho(s). O procedimento é feito com anestesia geral para que o paciente não sinta dor e é considerado de pequeno porte – o paciente tem alta no mesmo dia.

O Atendimento

Consulta e Tratamento não cirúrgico

Particular ou Convênio via reembolso

Cirurgia

A internação no hospital e anestesia, em geral a parte mais onerosa de todo o processo, pode ser via convênio ou particular. Já a cirurgia em si, pode ser via reembolso de convênio ou particular.

A clínica

Vila Mariana, São Paulo - Perto da Paulista
Próximo à Avenida Paulista

Atendimento

Vila Mariana - SP

Próximo à Avenida Paulista

Contato

(11) 99574-9270

Localização

Rua Dr. Neto de Araújo, nº 320, conjunto 1105 - CEP 04111-001 - São Paulo-SP

Horários de Atendimento

De segunda à sexta-feira das 8:00h às 17:00h.
Sábado das 8:00h às 12:00h

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.