Oftalmologia Infantil

Médica do HC-USP. Carinho e técnica no atendimento aos pequenos.

Vila Mariana, São Paulo - Perto da Paulista

Oftalmologia Infantil

Médica do HC-USP. Carinho e técnica no atendimento aos pequenos.

Vila Mariana, São Paulo - Perto da Paulista

white eye testing machine

Encaminhamento de pediatras para exames de rotina

Crianças com aparente dificuldade de enxergar

Dor de cabeça sem causa definida

Dor, coceira, irritação, vermelhidão nos olhos

Histórico familiar de doenças oculares

Dra. Vivian Tomikawa

Eu e a Oftalmologia Infantil

Com pai e mãe médicos, a escolha da profissão foi natural para mim. Cresci ouvindo conversas sobre a Medicina, o que me influenciou a prestar vestibular na área.

Me graduei na Faculdade de Medicina da USP em 2001 e me especializei em oftalmologia. Durante o curso, como sempre gostei de atender crianças, a oftalmologia infantil e estrabismo foram minhas sub-especialidades para residência – a satisfação que tenho em atender os pequenos nas minhas consultas reforça que acertei na escolha 😉

Quando me tornei mãe, a satisfação com meu trabalho voltado à infância se completou. Em tempo: meus filhos, Danilo e a Lina, já estão super acostumados a passar em consulta comigo.

Nesses 18 anos como especialista, tive o privilégio de trabalhar em centros de excelência, como o Hospital das Clínicas da USP, Hospitais Santa Catarina, São Luiz e Maternidade Star – Reder D´Or.

Recentemente, para me dedicar com mais exclusividade aos pacientes, montei meu consultório próprio, deixando-o à disposição de você e de sua família.

Qualificações

  • Formada na Medicina da USPcom residência em oftalmologia pelo Hospital das Clínicas-USP – sub-especialização em Oftalmologia Infantil e Estrabismo
  • Oftalmologista Infantil dos Hospitais Santa Catarina e Maternidade São Luiz-Star.
  • Oftalmologista do Hospital das Clínicas-USP.
  • Palestrante no Congresso de Oftalmologia da USP (2018, 2019 e 2022), um dos mais renomados do país
  • Atualização em Congresso Nacionais e Internacionais –Simpósio do Centro Brasileiro de Estrabismo e Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria, Congresso Internacional SIMASP/UNIFESP, etc.

Oftalmologia Pediátrica

O oftalmologista infantil, ou oftalmopediatra, é o especialista dos olhos de bebês e crianças. Saiba mais porque e quando levar seu pequeno na consulta.

Quando levar a criança ou bebê ao oftalmologista?

Os exames oftalmológicos são importantes desde muito cedo – a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta a fazer a primeira consulta do bebê com 1 ano de idade.

Já os retornos após esse primeiro ano são indicados de acordo com a história familiar de doenças oculares, mas na maioria dos casos recomenda-se uma frequência de consulta anual.

Na infância, é essencial identificar o quanto antes a presença de doenças ou disfunções mais frequentes nesse período da vida. Aqui falamos principalmente da necessidade de uso de óculos, estrabismo, retinopatia, ceratocone, entre outros. A detecção precoce de casos como esses permite tratamento e encaminhamento mais efetivos.

Por quê profissionais especializados no público infantil?

O exame oftalmológico infantil é muito diferente do que é feito com adultos e precisa de metodologia e instrumentos apropriados. Além da parte técnica, os pacientes mirins têm mais medo, podem ser irrequietos, ansiosos, tímidos, e nem sempre se expressam bem acerca de seus sintomas e visão. 

Por isso, profissionais experientes com esse trato – com abordagem carinhosa e segura – ajudam muito nos exames e tratamentos.

Como são as consultas e exames?

Até 3 anos – Não falam muito bem e não conseguem informar o que estão enxergando nos testes tradicionais de visão. Para esse público, dilatamos as pupilas e, com uso de aparelhos específicos – retinoscópio e auto-refrator -, conseguimos detectar grau e principais doenças da idade, sem depender da criança falar.

A partir de 4 anos – Nessa fase, as crianças já se comunicam melhor, mas em geral não estão alfabetizadas. Então, esses testes têm que ser feitos com figuras – alternativa à clássica identificação de letras.

A partir de 6 anos – Exame com letras ou números, mas sempre respeitando o momento da criança, que pode se confundir ou esquecer algo. Paciência ainda é fundamental com as crianças “grandes”.

A Consulta

Entenda como geralmente são as etapas do atendimento infantil:

1. Anamnese

Conversa inicial em que se levantam as queixas da criança e dos responsáveis, preocupações, se há casos de doenças oculares na família, etc.

2. Medida da Acuidade Visual e Estrabismo

Se a criança já fala, é possível avaliar o quanto ela enxerga através de figuras, números ou letras. Depois disso, checamos se pode ter estrabismo, incluindo avaliação de acuidade visual em 3D.

3. Dilatação das Pupilas

É essencial para quantificar com exatidão qual o grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo que a criança possui, além de permitir o exame mais profundo dos olhos (exame de fundo-de-olho).

4. Conclusão

Conforme informações obtidas na etapas anteriores, fazemos o diagnóstico e a indicação de tratamento.

A clínica

Vila Mariana, São Paulo - Perto da Paulista
Próximo à Avenida Paulista

Atendimento

Vila Mariana - São Paulo, SP

Próximo à Avenida Paulista

Contato

(11) 99574-9270

Localização

Rua Dr. Neto de Araújo, nº 320, conjunto 1105 - CEP 04111-001 - São Paulo - SP

Horários de Atendimento

De segunda à sexta-feira das 8:00h às 17:00h
Sábado das 8:00h às 12:00h

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.