As crianças com olhos vermelhos acendem um alerta nos pais que ficam preocupados com as causas e gravidade do problema.
A vermelhidão no olho pode ser unilateral ou bilateral e pode ter diversas possíveis causas que precisam ser conhecidas para buscar auxílio oftalmológico especializado quando necessário.
O que pode ser vermelhidão no olho de criança?
A vermelhidão ocular em crianças pode estar associada a quadros passageiros, como irritação e excesso de telas, ou doenças oftalmológicas. Entenda os sintomas e possíveis causas a seguir.
Conjuntivite
A conjuntivite é o primeiro pensamento de muitos pais quando veem as crianças com olhos vermelhos. O problema é, de fato, comum e pode ser de três tipos: viral, bacteriana e alérgica.
A conjuntivite viral é a mais comum e geralmente inclui sintomas como lacrimejamento, vermelhidão, sensação de corpo estranho no olho e, às vezes, febre. Esse tipo é altamente contagioso, sendo importante cuidado nos manejos.
A conjuntivite bacteriana apresenta secreção em grande quantidade, amarelada ou esverdeada principalmente pela manhã.
Na conjuntivite alérgica os dois olhos são acometidos e a criança apresenta muita coceira, lacrimejamento e outros sinais similares à rinite alérgica.
Exposição ao sol
As crianças podem apresentar vermelhidão dos olhos devido à exposição prolongada ao sol sem proteção. Nesses casos, são sintomas adicionais a ardência e desconforto ocular e visual.
Lembre-se que a neve, devido ao reflexo da luz, apresenta risco elevado de incômodo visual, sendo que o uso de óculos escuros com proteção UV é fundamental.
Uso excessivo de eletrônicos
Atualmente, tirar as crianças de frente das telas é um desafio, mas a exposição prolongada é prejudicial, inclusive, à saúde dos olhos.
O excesso de tempo nas telas pode causar ressecamento, cansaço ocular e vermelhidão dos olhos.
O ideal é não usar por muito tempo e fazer pausas a cada 20 minutos para descansar os olhos.
Presença de corpo estranho
A presença de partículas estranhas nos olhos pode causar vermelhidão, lacrimejamento intenso, dor e dificuldade para abrir o olho.
Nesses casos, é fundamental buscar atendimento oftalmológico imediato para evitar lesões e avaliar a integridade da córnea.
Irritação
A irritação é uma das causas mais comuns de crianças com olhos vermelhos. As causas podem ser variadas como exposição ao cloro em piscinas, água do mar, fumaça, poeira ou outros agentes estranhos.
A lavagem dos olhos é recomendada, mas em casos mais graves a consulta oftalmológica pode ser necessária.
Olho seco
Menos comum em crianças, o olho seco também é uma causa de vermelhidão. Recomenda-se evitar ambientes com ar-condicionado ou aquecimento que podem ressecar os olhos. O uso de lubrificantes oculares ajuda a aliviar os sintomas.
Hemorragia subconjuntival
Apesar do nome, não é um caso grave. Consiste no surgimento de uma ou mais manchas vermelhas bem definidas na conjuntiva, a parte branca do olho, devido ao rompimento de vasos superficiais.
O quadro pode ocorrer após esforço físico, como tosse intensa. Geralmente não causam dor e desaparecem sozinhas em poucos dias.
Uveíte
Trata-se de uma inflamação na camada intermediária do olho, mas é rara em crianças. Além da vermelhidão dos olhos, os sintomas incluem dor, visão turva e manchas na visão.
Está associada a condições como artrite juvenil e toxoplasmose e requer atenção médica urgente.
Ceratite
A ceratite ou inflamação da córnea, pode ocorrer devido a infecções, uso de lentes de contato ou excesso de exposição à luz solar. Os sintomas incluem vermelhidão, dor e sensibilidade à luz.
O tratamento deve ser urgente e especializado com um oftalmologista.
Blefarite
A blefarite consiste na inflamação das bordas das pálpebras, o que pode ocorrer devido a ação de bactérias, maquiagem, colírios, alergia e doenças dermatológicas.
Além da vermelhidão dos olhos causa coceira e sensação de areia nos olhos.
Crianças com olhos vermelhos: o que fazer?
Quando os pais observam a criança com olhos vermelhos o primeiro passo é conversar com ela para tentar identificar sintomas adjacentes ou possíveis causas.
Leia aqui sobre quando procurar um oftalmologista infantil para seu filho.
A lavagem dos olhos da criança com soro fisiológico pode ajudar no alívio do problema em alguns casos, sendo importante a correta higienização das mãos antes e depois.
Entretanto, não se deve continuar insistindo nessa abordagem caseira se houver qualquer sinal de piora ou incômodo intenso da criança.
Caso haja sintomas adjacentes preocupantes ou o quadro de vermelhidão não apresente melhoras é recomendado uma consulta emergencial com o oftalmologista.
Não é de todo preocupante a criança ficar com olhos vermelhos, podendo ser uma irritação passageira ou alergia, entretanto, é importante ficar atento aos demais sinais e intensidade dos sintomas.
O quadro é mais preocupante quando surge abruptamente, não melhora e quando há sintomas além da vermelhidão.
Referências:
- Dra. Vivian Onoda Tomikawa CRM/SP 104419
- Instagram Dra. Vivian